10 Ações Indispensáveis Para Ser Mais Produtivo

Como ser mais produtivo, nunca falou tanto nisso como nos atuais.  A cada dia que se passa mais e mais tarefas vão surgindo tornando assim o nosso dia tão corrido que nem dá tempo de pararmos para tomar um café. 

No entanto, em meio a tantos afazeres, chegamos ao final do dia e ficamos com a impressão de que “apenas” 24h não é suficiente para realizar todos as tarefas que pretendemos.

E então procuramos de todas as formas possíveis uma fórmula mágica que nos explique como ser mais produtivo e realizar as tarefas na metade do tempo.

Porem não importa o que façamos na tentativa de realizar todas as atividades pretendidas, um dia ainda parece ser pequeno de mais e infelizmente não conseguimos realizar todas elas.

Isso ocorre muito na vida de um empreendedor digital. Mil e uma atividades para concluir, checar emails, criar conteúdos, atualizar as redes sociais, gravar vídeos e etc.

E da mesma forma, muitos chegam ao fim do dia insatisfeitos, pois não conseguiram cumprir todos os afazeres. 

Mas então, como ser mais produtivo? O que fazer para aumentar a produtividade? 

A resposta na realidade está no que não fazer. Ficou confuso (a)? Quer saber como ser mais produtivo (a) e tornar o seu dia um sucesso?

Então, continue lendo esse artigo.

Se você gostou do que você aprender aqui, aproveite e compartilhe agora mesmo esse conteúdo com seus amigos para que eles também possam encontrar o caminho para dias mais produtivos.

O Conceito De Produtividade, O Que Você Talvez Não Saiba

Antes de partimos para a análise do conceito de produtividade nós queremos que você pare e pense, o que é ser produtivo?

Produtividade
Produtividade não é sinônimo de está a todo momento ocupado, mas sim ocupado com as coisas certas

Esse na realidade é um conceito muito divergente, pois cada um entende de uma forma. A sua opinião sobre produtividade pode não ser a mesma que a do seu amigo.

Para muitas pessoas produtividade é ter diversas tarefas a serem realizadas e ir completando cada delas para serem acrescentadas outras mais.

Outros acreditam que esse possa ser uma melhor administração para conseguir realizar mais atividades em menos tempo.

Enfim… Há diversas explicações para tal. Mas o que podemos te afirmar é que produtividade não é o mesmo que está o tempo todo ocupado, não é!

Diversas pessoas acreditam que trabalhar mais de 15h por dia, fazendo mais e mais coisas é sinal de produtividade. Quando na na realidade isso se caracteriza por cansaço e estresse.

De que adianta você trabalhar 16h por dia, e até mais, na tentativa de realizar todas as suas atividades e chegar o fim do dia exausto (a) se sentindo inútil por não conseguir realizar todas elas?

Isso sem falar na perda da qualidade de vida no trabalho, na diminuição dos relacionamentos, e etc.

Em nossa nossa opinião, ser produtivo é saber escolher sabiamente quais atividades entrarão em nosso cotidiano. Evitando desperdiçar tempo, motivação e energia em futilidades.    

Peter Drucker um dia declarou:

“Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deve ser feito.”

Por isso, em nosso ver produtividade não é realizar mais e mais tarefas, e sim realizar as tarefas certas em ordem de prioridade. Esse é o segredo sobre como ser mais produtivo.

Principais Vilões Destruidores De Sua Produtividade 

Ser produtivo nós já vimos que não significa ter muitos afazeres, mas sim os afazeres certos.

No entanto, por muitas vezes somos tentados a nos distrair por coisas que utilizamos até mesmo em nosso próprio trabalho, a exemplo disso temos:

As redes sociais

Mídias sociais
As mídias sociais são um dos maiores vilões da sua produtividade, portanto você deve usa-las da forma correta

Acreditamos não ter dúvidas de que as redes sociais são um dos principais vilões destruidores de nossa produtividade. E o pior de tudo: são parte fundamental na vida de quem trabalha no Marketing Digital.

Afinal precisamos está constantemente atualizando o nosso público com novos conteúdos. Porem se não fazermos isso da forma correta, focados, acabaremos nos distraindo e perdendo muito tempo em coisas alheias. 

Mas então, o que fazer para utiliza-las sem atrapalhar os momentos de produção?

Você deve procurar definir horários específicos para utiliza-las e saber diferenciar a hora de trabalho da hora de lazer. Não é fácil fazer isso, afinal quem não gosta de trocar mensagens ou se atualizar sobre as novas tendências? Por isso tenha foco.

Medo de dizer “não”

Um problema muito comum para pessoas que aderem a um modelo de trabalho flexível, ou seja, te dá bastante liberdade, tanto geográfica como de tempo. E também para aquelas que decidem trabalhar na internet.

Produtividade no trabalho
Para aumentar sua produtividade no trabalho você não pode está a todo momento disponível

Muitas vezes você está ali focado (a) em seu trabalho quando de repente aquele seu amigo te liga para combinar o churrasco de domingo, e você prontamente se dispõe a atender.

Após terminar a chamada, a sua mãe lhe pede para leva-la no salão de beleza e você novamente se dispõe a deixar seu trabalho para outras atividades. Quando você chega em casa já perdeu todo o foco e motivação.

E para que isso não aconteça, você deve aprender a dizer não. As pessoas nem sempre compreendem a forma como você trabalha, e para não comprometer sua produtividade você deve deixar chamadas que não têm tanta importância cair em caixa postal.

Dizer não a pedidos no momento em que estiver trabalhando, entre outras coisas. Você não pode está a todo momento disponível.

Está gostando desse artigo?

Então digite seu email abaixo para receber gratuitamente mais artigos como esse.>

Pressa e imediatismo

“Meça duas vezes. Corte uma vez só” – Harrison Ford.

Embora uma das mentalidades de um empreendedor de sucesso seja a ação, quem toma decisões apressadamente sem pensar direito fica mais propenso a errar e ter que refazer um trabalho.

Antes de qualquer decisão, você deve pensar e planejar todo o projeto que será feito para não ter que perder tempo depois para refaze-lo. Diminuindo assim sua produtividade.

Procrastinação

Esse é um grande inimigo de quem deseja ser mais produtivo e também um dos maiores desafios a serem vencidos.

Procrastinar segundo o dicionário significa “deixar para depois; adiar, delongar, postergar”.

Procrastinação
A procrastinação é o vilão responsável por prejudicar a carreira de muitos empreendedores digitais, tenha foco no objetivo

Esse é um problema muito comum quando estamos realizando alguma atividade muito demorada e desgastante. E isso pode trazer sérios problemas para o projeto que você esteja desenvolvendo.

Para vencer a esse mal é fundamental saber o que te faz procrastinar. Sabendo isso você deve evitar quaisquer ações que possam lhe te levar a procrastinação. 

É importante também começar sempre pelas atividades mais complexas para depois passar para as mais simples.

Agora que já contextualizamos melhor sobre a produtividade é hora de conhecer as 10 ações indispensáveis para quem quer ser mais produtivo.

10 Ações Fundamentais Para Ser Mais Produtivo

Como aumentar a produtividade
Descubra como ser mais produtivo com essa super dicas.

#1: Saia Do Modo Multitarefa

Sair do modo multitarefa é um dos principais pontos fundamentais para ser mais produtivo.

Está no modo multitarefa se caracteriza por está realizando diversas tarefas ao mesmo. Como por exemplo, está criando conteúdo para o blog, ao mesmo tempo checando emails, atualizando as redes sociais, atendendo telefonemas, e mais mil e uma atividades.

Há pessoas que se exaltam pelo fato de conseguirem fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, mal sabendo elas que estão cometendo um grande erro.

Você pode até pensar que fazendo isso você estará sendo mais produtivo, mas na realidade tal prática rouba muito a nossa produtividade.

Você tem que entender que é impossível para o nosso cérebro se concentrar de maneira igual em mais de uma atividade. Como resultado disso a qualidade do que produzimos é brutalmente prejudicada, diminuindo os resultados.

Você estará realizando várias coisas, mas vai acabar fazendo-as sem qualidade e depois terá que refaze-las. O ideal é colocar total atenção em apenas uma tarefa para poder assim alcançar o objetivo de ser mais produtivo. 

Você terá que checar emails, atender telefonemas, atualizar as redes sociais, entre outras atividades menos importantes. E para não perder o foco no que realmente é importante, a nosso dica é: estipule horários específicos para tais atividades.

Reúna todas essas tarefas para realiza-las nesse tempo, aí sim você pode ficar em multitarefa, afinal elas não são muito importantes.

#2: Realize sempre as tarefas mais importantes primeiro

É de grande importância colocar as atividades mais importantes em primeiro lugar, aquelas que exigem mais concentração.

Organizar tarefas
Você deve organizar tarefas sempre levando em conta a ordem de prioridade

Pare e pense: Em qual parte do seu dia você se mostra mais produtivo (a)? Em boa parte dos casos somos mais produtivos na parte da manhã, pelo fato de estarmos mais dispostos e com a mente mais relaxada. 

Possa ser que esse não seja o seu caso, mas o fato é que quando realizamos primeiro as atividades mais importantes no momento em que somos mais produtivos os resultados são melhores. Não há como negar isso.

Portanto a estratégia aqui é: selecione as atividades de maior valor e as faça em primeiro lugar no momento em que você estiver mais disposto (a).

#3: Foque seu tempo de trabalho em blocos de tempo ininterruptos

Para uma melhor produtividade é de suma importância você dividir o seu período de trabalho em blocos de no mínimo 1h de relógio.

Essa ideia foi originalmente discutida por Peter Drucker, um grande escritor, professor, consultor administrativo e considerado como o pai da administração moderna.

Gerenciamento de tempo
Fazer o gerenciamento de tempo no qual você trabalha, dividindo-o em blocos de pelo menos 1h é fundamental para ser mais produtivo

Ele acreditava que para ser mais produtivo você deveria separar seu tempo de trabalho em blocos de pelo menos 1h com total atenção em determinada tarefa, sem nenhum tipo de distração.

E o melhor seria você dividir seu tempo em blocos ininterruptos de 2h. Afinal nós não conseguimos pensar em nada neste momento que seja tão urgente que você não possa esperar 2h para resolver.

E se você trabalha em casa, uma dica que te damos para colocar essa estratégia em prática é combinar com as pessoas ao seu redor o seu ciclo de trabalho. Você explica a situação e pede a colaboração deles.

Ao final de cada bloco é importante você se levantar, dá uma relaxada de 10min a 20min. Faça alguma coisa diferente, depois você volta para o seu trabalho.

Está gostando desse artigo?

Então digite seu email abaixo para receber gratuitamente mais artigos como esse.>

#4: Elimine todas as distrações e interrupções

Nós infelizmente somos culpados pela quantidade de interrupções que temos em nosso cotidiano. Isso é normal, afinal temos a “síndrome de super-herói”, queremos atender a todos em todos os momentos. 

Mas isso não saudável para o seu dia a dia e para sua produtividade . Se o seu telefone toca no momento em que você está focado trabalhando, simplesmente não atenda, caso não seja importante. Deixe para retornar no seu horário de multitarefa.

O que você deve fazer é eliminar o máximos possível todas as coisas que possam te levar a se distrair e perder o foco do seu trabalho. 

E para evitar quaisquer distrações o recomendado é: desligar o celular ou colocar no silencioso, sair do email, sair das redes sociais, combinar com as pessoas ao seu redor seu ciclo de trabalho, fechar portas, janelas… O que for… Apenas manter o foco.

E os cuidados com o ambiente de trabalho também são importantes para isso.

#5: Cuidar do ambiente de trabalho

Ambiente de trabalho
Cuidar do ambiente de trabalho te ajuda a manter o foco

Esse é um ponto importantíssimo, afinal quando você deseja atingir o sucesso, você precisa de um ambiente de trabalho focado no sucesso.

Você precisa criar um ambiente consistente, que te propicie o foco necessário nas atividades de alto valor. 

Afinal como você quer conquistar o sucesso trabalhando em um ambiente sujo, cheio de coisas que podem te levar a distração, bagunçado e etc? Não tem como né?

E se você quiser ser mais produtivo o teu ambiente de trabalho precisa transmitir isso. Você precisa de um local só seu, um espaço livre de distrações irrelevantes que seja capaz de te manter focado (a) no seu trabalho.

Separe um local no seu quarto, tire a bagunça do quartinho dos fundos e transforme ele em seu escritório, use uma parte sala, enfim… Procure um local no qual você possa trabalhar tranquilo (a) e com foco, livre de todas as distrações.

#6: Crie rotinas intencionais

Essa dica é sensacional e temos certeza que vai te ajudar bastante a aumentar sua produtividade.

Está comprovado cientificamente que nós, seres humanos, temos pouca força de vontade, as vezes pouca motivação, o que se deve em muitos dos casos ao cansaço e excesso de trabalho.

O pior de tudo é que muitas vezes acabamos queimando essa força de vontade, que já é pouca, na realização de tarefas pouco importantes. Como por exemplo, realizando multitarefas, checando emails toda hora, entre outras.

Constantemente realizamos tarefas irrelevantes no momento em que devíamos está trabalhando na concretização de atividades importantes.

E como a nossa força de vontade é pouca devemos utiliza-la principalmente naquilo que realmente importa. E a melhor maneira de fazer isso é criando hábitos, definindo uma rotina a ser cumprida.

Mas porque definir uma rotina e então criar novos hábitos?

Criar novos hábitos não é algo instantâneo, fácil e rápido. Segundo o psicólogo Jeremy Dean, em seu livro, “Making habits, breaking habits”, leva em média 21 dias para que uma pessoas adquira um hábito simples, tal como beber água antes do café da manhã. 

E em média 66 dias para que uma pessoas forme um novo hábito. Agora atividades mais complexas como realizar 50 abdominais levaram cerca de 84 dias para se tornarem hábito.

Dessa maneira você percebe que criar novos hábitos não é algo muito simples e fácil.

Mas, depois que você começa a realizar uma tarefa todos os dias, nos mesmos horários, ela se tornará um hábito inconsciente e você já não mais gastará força de vontade para realiza-la. 

Por isso é importante definir rotinas intencionais que posteriormente se tornarão hábitos.

Portanto uma vez por mês crie uma rotina intencional e use sua força de vontade todos os dias para assegurar que essa tarefa será realizada cotidianamente nos mesmo horários.   

#7: Planejar as tarefas do dia seguinte no dia anterior

Lista de tarefas
Faça uma lista de tarefas do dia seguinte no dia anterior

Uma estratégia muito eficiente para aumentar sua produtividade é sempre planejar as suas atividades no dia anterior e até mesmo na semana anterior. Sempre organizando suas tarefas das mais importantes para as menos importantes. 

Dessa forma você não corre o risco de esquecer uma atividade de valor ou simplesmente ficar perdendo tempo com tarefas irrelevantes.

Portanto, anote tudo, todos os afazeres pretendidos. As principais atividades para o momento em que você estiver mais disposto (a) primeiro, depois as atividades menos importantes. É legal também estipular um tempo para a realização de suas tarefas. 

Durante o dia você pega uma caneta e vai riscando as atividades já realizadas.

Essa técnica funciona por 3 motivos: 1° o compromisso de você cumprir as atividades planejadas, 2°  a cada tarefa riscada você se auto recompensa, é algo gratificante, e 3° você mantém o foco no que realmente é importante.

Há algumas ferramentas digitais que podem te ajudar a fazer isso, tais como o Evernote, o Trello, o Todoist, entre outras.

#8: Observe e mude seus hábitos negativos

Passe a observar tudo que você faz durante o dia e se possível vá anotando todas as atividades realizadas. Ao final do mesmo você perceberá que 80% do seu tempo foi usado em coisas com pouco ou nenhum valor.

Isso é o que aponta um estudo realizado pelo Dr. Donald Wetmore, do Instituto de Produtividade. Apenas 20% de nosso tempo cotidiano é utilizado em coisas que realmente expressão importância.

Por isso a dica qui é: Procure analisar cada aspecto do seu dia sobretudo os hábitos negativos que hoje você tem e que prejudicam sua produtividade. Passe a realizar mudanças e deixe de lado cada um dos maus hábitos.

Está gostando desse artigo?

Então digite seu email abaixo para receber gratuitamente mais artigos como esse.>

#9: Cuide da sua saúde e não dê lugar para o sedentarismo

Estilo de vida saudável
Manter um estilo de vida saudável é essencial para desempenhar um bom trabalho

Esse é um fator fundamental não só para o seu negócio como também para sua vida de uma maneira de geral.

Ter uma boa saúde é o que vai te permitir tomar decisões mais sábias. É o que vai te dar mais energia e vitalidade para trabalhar, é o que vai te garantir uma mente mais limpa e mais criativa. É o que vai te ajudar a aumentar sua produtividade.

Hoje, boa parte das pessoas dizem não terem tempo para cuidar da saúde e se exercitar. Com isso acabam vivendo uma vida estressada e cansativa.

Mas, segundo Richard Branson, o tempo que você gasta se exercitando e cuidando da sua saúde você ganha em vitalidade e energia para realizar as difíceis atividades do cotidiano.

Até mesmo 30min do seu dia gastos (ou ganhados) praticando alguma atividade física já ajudam a melhorar sua concentração.

Opte por fazer aquilo que você gosta, ciclismo, caminhada, corrida, natação, enfim… Outra dica importante também é procurar realizar exercícios ao ar livre.

E não deixe de cuidar da sua alimentação, dê preferência para os alimentos integrais, frutas, verduras e legumes. E procure evitar alimentos processados e fazer o uso de alimentos gordurosos.

#10: Prepare-se com resistência

Acreditamos que você já entendeu que devemos criar hábitos e rotinas produtivas.

O problemas é que você não está acostumado (a) a criar novos hábitos, por esse motivo você se sente indiferente, sua mente vai resistir a essas mudanças.

Começar essas mudanças não é algo fácil. Nos primeiros dias você estará motivado (a), no entanto depois você será tentado (a) a desistir e é nesse momento que você deve ter foco.

Nada no começo é fácil! Começar a construir uma casa é algo muito difícil no começo, mas no final você poderá desfrutar de todo conforto e comodidade que ela pode te oferecer.

Assim acontece com o que vimos nesse artigo, as mudanças que você terá que fazer não serão fáceis, mas você deve se mostrar forte e se empenhar para fazer acontecer.

Conclusão

Mudança de hábitos
Mudança de hábitos não é algo fácil, empenhe-se para realiza-las

Para ser uma pessoas mais produtiva você terá que se empenhar e fazer coisa acontecer.

As dificuldades, a vontade de desistir vai vir e você deve se manter forte. Procure colocar em prática os fundamentos que vimos nesse artigo e vá em busca do seu sucesso.

Garanta uma base sólida para seu negócio, cuide da sua saúde, física, mental, espiritual e emocional. Esteja sempre de bem consigo mesmo.

Busque por coisas que te fazem bem, que te deixam feliz e encontre nessa coisas a motivação necessária para essas mudanças de hábitos.

E foi isso. Se você gostou desse artigo não deixe compartilha-lo com seus amigos, para que eles também possam saber como aumentar a produtividade.

Aproveite e deixe seu comentário logo abaixo. Ficamos lisonjeados ao saber sua opinião sobre os conteúdos que produzimos para você.

Fique com Deus, um forte abraço e sucesso! Até o próximo artigo!

“Algumas pessoas sonham com o sucesso. Enquanto isso outras acordam e trabalham duro para isso” – Mark Zuckerberg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *