Vídeo Marketing: O Guia Completo Para Alavancar As Suas Vendas Utilizando Essa Estratégia

Vídeo Marketing é sem dúvida uma das melhores estratégias para aumentar as vendas, conquistar novos clientes e gerar mais credibilidade.

Afinal esse é um dos formatos mais utilizados atualmente e cada vez mais pessoas  utilizam vídeos como canal de comunicação.

Tanto que segundo pesquisas mais de 1 bilhão de usuários acessam o YouTube mensalmente, gastando cerca de 6 bilhões de horas assistindo vídeos. Isso sem falar nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Vimeo, entre outras.

Cada vídeo que você cria e lança estrategicamente na internet é um grande ativo de vendas que te dará resultados por um longo período. E não é a toa que cada vez mais empreendedores têm utilizado essa estratégia para aumentarem os seus resultados.

E para você ter uma melhor ideia da abrangência do Vídeo Marketing, conforme uma pesquisa realizada pela Cisco, cerca de 82% de todo tráfego da internet será gerado por vídeos no ano de 2020.

Com estatísticas tão expressivas sobre o Vídeo Marketing, fica até difícil compreender a dimensão de sua força, não é mesmo?

E com o intuito de lhe ajudar a impulsionar as suas vendas de uma vez por todas, foi que nós aqui do Trabalhando com A Internet, decidimos criar este guia, com absolutamente tudo o que você precisa saber para executar essa estratégia com sucesso.

Portanto, aproveite esse conteúdo e esperamos que ele possa lhe ajudar!

O Que É Vídeo Marketing?

Vídeo Marketing
Vídeo Marketing

O termo “Vídeo Marketing” não é algo muito difícil de se entender. Afinal acreditamos que você não tenha dúvidas quanto ao conceito de “vídeo”, e “marketing”, que nada mais é do que o conjunto de técnicas que visam criar valor percebido relativo a um produto ou serviço.

Sendo assim, se unirmos o significado dessas 2 palavras, entendemos que Vídeo Marketing é nada mais que: a utilização de vídeos para divulgar o valor percebido junto de determinado público-alvo.

Em outras palavras, trata-se de uma forma interativa de alcançar novos clientes potenciais, utilizando o formato audiovisual para promover produtos e serviços referentes a determinados nichos.

E por se tratar de uma forma interativa é que essa estratégia se mostra muito eficiente, afinal os usuários da atualidade querem interagir, fazer parte, se sentirem imersos.

E o formato de vídeo possui um grande poder de imersão sendo uma das melhores maneiras para conseguir interagir com seu público, gerando assim mais autoridade para você.

E para comprovar ainda mais o poder de persuasão dessa estratégia, estudos apontam que 52% dos consumidores afirmam que vídeos de produtos os ajudam a tomar decisões na hora da compra.

Portanto, a estratégia de Vídeo Marketing tem que ser uma das que mais você deve focar para conseguir impulsionar suas vendas e melhorar seus resultados.

No entanto, para executar essa estratégia com sucesso, você precisa saber quais os tipos de vídeos que melhor convertem para poder assim usa-los em sua estratégia de marketing, e é justamente sobre isso que falaremos agora.

Melhores Tipos De Vídeos Para Impulsionar Suas Vendas

Web vídeo
Web vídeo

Bom, nós já vimos o incrível poder que o Vídeo Marketing tem e a importância de implementar essa estratégia em seu arsenal de marketing.

No entanto, antes de colocar essa estratégia em prática você precisa saber em quais tipos de vídeos você deve dedicar tempo para produzir.

Afinal você não pode esperar obter sucesso produzindo qualquer tipo de vídeo de qualquer jeito.

E pensando nisso nós decidimos compartilhar com você alguns dos melhores modelos de vídeos que você pode utilizar em sua estratégia de marketing para alcançar melhores resultados. Acompanhe! 

Tipo de vídeo 01: Demonstração

Se você quer trabalhar na internet, ou já trabalha, ou é dono de um negócio físico, vídeos demonstrativos podem ser uma das melhores maneiras para você divulgar seus produtos e serviços, aumentando os resultados. 

Vídeos desse tipo são ótimos para persuadir as pessoas, pois por meio deles você pode tirar dúvidas e matar qualquer objeções que elas possam ter sobre determinado produto.

Aumentando assim as chances delas comparem de você. Mas tome cuidado para não criar vídeos chatos e cansativos.  

Tipo de vídeo 02: Contar histórias (storytelling)

Vídeos nos quais você conta uma história são perfeitos para engajar com seu público alvo, pelo fato se de serem muito atrativos e envolventes. 

Mas calma lá, as histórias a serem contadas devem está relacionadas à sua empresa ou ao seu negócio, pois essa técnica busca transmitir ideias e valores que podem se associar ao seu empreendimento.

E se você quiser saber mais sobre como utilizar a técnica de storytelling com sucesso, te recomendamos esse material.

Tipo de vídeo 03: A opinião de seus clientes

Vídeos de depoimentos são uma ótima forma para convencer seus potenciais clientes sobre a qualidade do serviço que você presta ou do produto que você divulga.

Afinal, quem melhor para explicar os benefícios de um determinado produto ou serviços do que um cliente satisfeito com a compra? Ninguém, não é mesmo?

Acompanhe a este vídeo depoimento da Graciela Barbieri sobre o curso Formula Negocio Online e comprove você mesmo a eficácia de vídeos desse tipo. 

Tipo de vídeo 04: Vídeos tutoriais

Vídeos tutoriais ensinado assuntos que seu nicho tem dificuldades são ótimos para engajar com seu público. E também uma das melhores formas para gerar autoridade para você.

Portanto é de suma importância que esse modelo de vídeo faça parte de sua estratégia.

Não se preocupe apenas em oferecer produtos, mas também encarregue-se de oferecer bons conteúdos, gratuitamente, e os vídeos tutoriais são uma ótima forma para fazer isso.

Tipo de vídeo 05: Vendas

Se você trabalha como afiliado, no mundo do Marketing Digital, com certeza deve saber o poder que esses vídeos têm para convencer as pessoas a realizarem determinada ação.

Eles geralmente são utilizados em páginas de vendas, que são páginas voltadas exclusivamente para conversão. A utilização desse tipo de vídeo em sua estratégia irá te garantir maior credibilidade, autenticidade e identificação.

No entanto esses não vídeos muito fáceis de criar, afinal você tentará persuadir as pessoas a comprarem algum produto ou serviço, e para isso você deve dominar bem o assunto que será abordado. 

Veja esse exemplo da página de vendas do Formula Negocio Online.

Tipo de vídeo 06: Entrevistas

Esse modelo de vídeo embora possa ser um pouco mais complicado de se produzir que os anteriores, é um dos melhores para poder aumentar a sua audiência, as suas visualizações e consequentemente mais leads para seu negócio.  

Como todo ramo possui pessoas entendidas do assunto, profissionais de referência, o que você deve fazer para criar suas entrevistas é contatar com essas pessoas e organizar tudo o que será discutido no momento da entrevista.

E o melhor é que elas não precisam ser necessariamente presencial, mas também online, por meio do Skype ou pelo Hangouts do google.

Bom, esses foram alguns dos melhores tipos de vídeos que você pode utilizar em sua estratégia de Vídeo Marketing.

Outra coisa importante também é saber quais os tipos de vídeos que melhor se encaixam ao seu público alvo. Pois com esse dado você poderá desenvolver estratégias mais certeiras.

E para fazer isso você deve pesquisar vários vídeos de diversos tipos, referentes ao seu nicho e analisar como as pessoas reagem a cada tipo de vídeo (comentários, visualizações, compartilhamentos e etc).

Os que melhor estão sendo avaliados pelo público são que mais se encaixam neles.

Está gostando desse artigo?

Então digite seu email abaixo para receber gratuitamente mais artigos como esse.>

5 Elementos Para Executar A Estratégia De Vídeo Marketing Com Sucesso

Marketing
Marketing

Bom, agora que você já está mais familiarizado com o universo do Vídeo Marketing, é hora de partimos para prática.

E para dar início nós decidimos compartilhar contigo alguns critérios essenciais para executar essa estratégia com perfeição.

Afinal, como falamos anteriormente, você não pode criar qualquer vídeo, de qualquer forma e sem nenhuma estratégia e esperar que ele seja um sucesso, não!

Para que os resultados de seus vídeos sejam efetivos você deve ter uma estratégia centralizada:

  • Qual será o objetivo desse vídeo?
  • Qual grupo específico irá assistir seu vídeo?
  • Qual ação você quer que as pessoas tomem após assistirem seu vídeo?

Essas são perguntas que você deve levar em consideração para executar a estratégia de Vídeo Marketing da forma correta. Vamos agora conferir alguns outros pontos que você também deve levar em consideração. Acompanhe!

#01: Objetivo

Esse elemento é importantíssimo para criar vídeos de qualidade que trazem real valor para seu público.

Quando você traça um objetivo para o vídeo que você quer criar, você conseguirá:

  • Transmitir uma mensagem mais clara para a sua audiência;
  • Posteriormente você estará gerando mais autoridade para si;
  • Capturar mais leads;
  • E aumentar o alcance de sua comunicação.

Não basta criar vários vídeos novos somente para aumentar logo o tamanho do canal ou encher de conteúdos o seu blog, sem nem mesmo traçar os objetivos para cada vídeo.

Pois ao invés de de atrair pessoas até você, acabará por fazer o contrário.

Ah, só mais uma coisa, cada objetivo requer um tipo de vídeo diferente, você deve traçar estratégias diferente para cada vídeo que for criar.

Portanto, em resumo deste tópico: defina um objetivo para cada novo vídeo que você for lançar. Crie vídeos que respondam a cada um daqueles questionamentos citados na introduções deste tópico.  

#02: Foque no seu público

Toda a sua estratégia de vídeo marketing deve está focada em um público específico no qual se deseja atingir. 

Por isso a importância de identificar desde a faixa etária e o nível de renda dos possíveis clientes, até o estado civil, e se têm filhos (e quantos, claro), pois será fundamental na criação de estratégias que realmente tragam bons resultados.

Pense em todo o processo que será feito por seus visitantes, desde a pesquisa em algum mecanismo de busca pelo vídeo, até a reação dele diante de seu CTA (chamada para ação).

Tenha em mente que todas as suas ações e toda sua estratégia de Vídeo Marketing deve está voltada para o seu público alvo.

Por isso não poupe esforços para criar conteúdos que agregam valor a sua audiência, ofereça a ela o que ela quer ver. O mercado está cheio, portanto a única forma de se destacar é conquistando a confiança de seu público por meio de bons conteúdos.

#3: Call to action

Call to action (cta), que significa chamada para ação, é um dos elementos mais importantes a ser implementados em seus vídeos.

Geralmente são links de uma página que levam os usuários a realizar ações. Normalmente esses links são representados por hiperlinks ou imagens.

Os tipos de CTAs variam de página para página, ou vídeos, e geralmente induzem as pessoas a tomarem as seguintes ações:

  • Conhecer melhor seu negócio;
  • Ir para o seu site;
  • Direcionar para uma landing page (a ação mais comum);
  • Comprar um produto;
  • Seguir nas redes sociais;
  • Inscrever-se no canal do YouTube…

Esse é o elemento responsável por impulsionar suas vendas ou a captura de leads, e também auxilia na conversão de todas as etapas do funil de vendas até que a pessoa se torne um cliente.

Portanto sempre determine qual ação as pessoas deverão tomar após assistirem seus vídeos de acordo com a sua estratégia.

#4: A escolha da plataforma

A escolha da plataforma é outro quesito a ser levado em consideração, afinal nem sempre o YouTube será o melhor meio para lançar seus vídeos (não que você não deva coloca-los lá).

Mas é preciso analisar quais plataformas melhor se adaptam ao seu público para que você não gaste tempo e recursos em algo que não vai te dar resultados satisfatórios. Lembra? Foco no público. 

Há diversas pessoas que obtém melhores resultados em plataformas como o Facebook e o Instagram. E por isso é importante a análise e escolha das plataformas certas. 

Existem atualmente diversas plataformas a disposição, com diversas funcionalidades que deverão ser usadas conforme as necessidades de seu público. Você pode produzir seus vídeos de várias formas, entre elas:

  • Você pode gravar e editar seus vídeos para lança-los no YouTube;
  • Você pode realizar webnars utilizando o Google Hangouts;
  • Você pode fazer vídeos ao vivo em plataformas como Facebook, Snapchat e etc…
  • Pode ser vídeos curtos no Instagram;
  • Ou também o lançamento de um produto por meio de uma landing page…

Enfim… Plataformas para criar bons vídeos é o que não falta, resta agora você fazer sua escolha de acordo com as necessidades do seu público e onde ele se encontra.

#5: Antenas ligadas nas novas tendências

Esse elemento é importantíssimo para sua estratégia de Vídeo Marketing, você deve ficar de olho nas novas tendências e sempre saber sobre o que está bombando na internet.

Dessa forma você sempre terá novos conteúdos para oferecer para sua audiência, conteúdos valiosos. Por isso esteja sempre atento as novidades nacionais e internacionais, analisando sempre quais são as notícias que melhor se adaptam ao seu negócio.

E você pode saber quais são os assuntos que estão viralizando na internet utilizando as seguintes ferramentas:

Utilize essa ferramentas e fique de olho nas novidades a serem implementadas na sua estratégia de Vídeo Marketing  para poder oferecer o melhor conteúdo para sua audiência.

Vamos conhecer agora algumas dicas para você produzir vídeos fantásticos para seu público.

Dicas Para Produção De Vídeos Fantásticos

Como vender pela internet
Como vender pela internet

Muitas pessoas decidem não trabalhar com a produção de vídeos por acharem ser algo muito difícil e caro. Mal sabendo elas que além de custar um investimento quase zero, produzir vídeos é algo simples e fácil.

Abaixo nós decidimos listar algumas dicas incríveis para você poder produzir vídeos profissionais sem muito esforço. Acompanhe!

Dica 01: Nunca dispense o roteiro

O roteiro é um elemento importantíssimo para criação de seus vídeos, pois será por meio dele que você desenvolverá toda a sua produção audiovisual.

Quanto mais bem elaborado for o seu roteiro, melhor, mais rápido e mais objetivo será o seu vídeo. Aumentado assim os seus resultados.

Toda vez que você decide produzir um vídeo sem colocar esse princípio em prática, está correndo um grande risco de esquecer uma parte importante do assunto a ser abordado pelo simples fato de não ter um roteiro pronto.

E depois ainda ter que perder seu preciso tempo para consertar algo que nem precisava está errado.

Portanto, se você quiser obter sucesso na sua estratégia de Vídeo Marketing é de suma importância a criação de um roteiro bem elaborado antes da criação do vídeo.

E por esse ser um formato de divulgação muito aceito por todos e um poderoso ativo para seu negócio, você deve tomar nota de alguns aspectos importantes para que seu público se sinta atraído pelos seus vídeos, entre eles:

  • O ambiente;
  • A qualidade do vídeo;
  • A qualidade do som;
  • A forma de falar;
  • A edição;
  • A forma como você se porta no vídeo (descontraída, séria, carismática…)

Enfim… Esses são critérios que você deve levar em consideração para poder criar vídeos fantásticos. Por isso sempre priorize a produção de roteiros em sua estratégia de Vídeo Marketing.

Dica 02: Ofereça boa qualidade de imagem

Imaginamos que você deva está pensando que terá que comprar uma excelente câmera digital para poder gravar seus vídeos, não é?

Se você pensa isso, felizmente teremos que te dizer que você está “mais por fora que arco de barril”. Isso mesmo, você não precisa de uma câmera profissional para poder criar vídeos de qualidade. Nós não utilizamos isso!

A melhor ferramenta para você poder gravar vídeos com boas imagens é o seu smartphone, se este tiver uma câmera de qualidade razoavelmente boa.

Atualmente a maioria dos aparelhos celulares possuem câmeras de boa qualidade, com resoluções que variam entre 8mp, 13mp e até mesmo 16mp, com preços acessíveis.

E se o seu aparelho possui uma boa câmera, pronto, essa será a sua ferramenta para criação dos vídeos. 

Nada de equipamento caros ou grandes investimentos, se você está começando, essa é uma das mentalidade para ser um empreendedor de sucesso, agora se você está com dinheiro sobrando, investir em equipamentos de qualidade é fundamental.

No entanto, não importa o equipamento, cuide sempre da qualidade de imagem dos seus vídeos.

Dica 03: Qualidade de áudio

A qualidade de som do seu vídeo é o fator mais importante de toda a produção. É ele que vai dar peso no resultado final.

Afinal, não adianta ter uma boa qualidade de imagem, iluminação e edição se as pessoas não conseguirem ouvir e entender a mensagem do vídeo. Por isso esse é fator mais importante.

E para ter uma boa qualidade de áudio não é preciso gastar caro com microfones profissionais. Recentemente fazendo algumas pesquisas no YouTube, encontramos um vídeo do Michael Oliveira que te ajudará bastante nesse quesito. Confira!

Está gostando desse artigo?

Então digite seu email abaixo para receber gratuitamente mais artigos como esse.>

Dicas 04: Iluminação

Essa dica é fundamental para produção de bons vídeos. A iluminação será responsável por melhorar por completo a qualidade dos seus vídeos.

E o melhor de tudo é que você também não precisa pagar caro por isso. Afinal você já tem a melhor iluminação ao seu dispor: a luz solar.

Por isso, a dica aqui é simples: se você não está em condições para comprar equipamentos de iluminação profissionais, não há problema algum. O que você deve fazer é gravar seus vídeos em lugares claros e não locais com penumbra, pois prejudica a qualidade do vídeo.

Percebeu como criar vídeos é algo bem baratinho? Todos as ferramentas a serem utilizadas geralmente são coisas que você já possui. Agora é só lançar mão delas.

Vamos conhecer agora quais são os meios de melhor alcance que você pode utilizar para divulgar seus vídeos.

Melhores canais com maior potencial de alcance

Como divulgar meu trabalho
Como divulgar meu trabalho

Bom, toda vez que pensamos em Vídeo Marketing, os primeiros canais que vêm a nossa mente são o Facebook e o YouTube. E de fato, se você pensa isso, não está errado, afinal esses canais canais vêm disputando grande espaço nos últimos anos.

E por esse motivo é que fica difícil lhe dizer qual canal de divulgação é melhor do que outro. Pensando nisso decidimos analisar os dois e deixar que você mesmo tire suas próprias conclusões.

Mas lembre-se, foque em canais no qual o seu público se encontra.

YouTube

O YouTube atualmente é o nosso primeiro pensamento quando ouvimos falar em vídeos, não é mesmo?

Essa plataforma já possui mais de 1 bilhão de usuários e milhões de horas são gastas diariamente assistindo vídeos. O YouTube, inclusive o YouTube para dispositivos móveis, atinge mais adultos de 18 a 49 anos que qualquer rede a cabo nos EUA.

Esse canal possui um excelente poder de alcance, logo é uma ótima opção para divulgação de seus vídeos.

Facebook

O Facebook atualmente é a maior rede social do planeta, uma vez que ela sustenta esse título já há muitos anos. São 1.590.000.000 de contas ativas em todo o mundo.

A cada 60 segundos são postados 136.000 fotos e vídeos na rede social, e cerca de 62 milhões de brasileiros acessam o Facebook diariamente.

E mais, segundo pesquisas 50% dos usuários ativos assistem ao menos um vídeo por dia na rede.

Com números tão expressivos fica claro entender porque 93% dos profissionais de marketing mais respeitados do Brasil e do mundo fazem uso do Facebook em suas campanhas.

Que o Facebook possui um potencial tremendo para sua estratégia de Vídeo Marketing, nós já vimos. Resta agora você fazer a sua escolha.

Dicas Rápidas Para Otimização De Seus Vídeos

Como fazer vídeo no YouTube
Como fazer vídeo no YouTube

Se você quiser que seus vídeos sejam um verdadeiro sucesso e alavanque de uma vez por todas o seu negócio você deve conhecer algumas dicas básicas para otimização de suas produções.

Então se ligue nessas dicas:

  • Produza vídeos curtos (pois são melhores para que as pessoas vejam até o final);
  • Coloque as informações mais importantes primeiro, logo após detalhes de apoio;
  • Coloque em todas as partes do vídeo informações novas e específicas. Conteúdo útil;
  • Se possível relacione experiências pessoais com a mensagem principal;
  • Apele para emoções universais (vídeos engraçados, comoventes…);
  • Seja sempre criativo em seus vídeos.

Conclusão

Marketing online
Marketing online

Bom, chegamos ao final desse artigo, aqui aprendemos absolutamente tudo sobre vídeo marketing. E chegou a hora de você colocar os conhecimentos adquiridos em prática e implementa-los em seu negócio online ou físico.

Os vídeos são uma excelente forma para alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. O que você deve fazer para tornar essa estratégia eficaz é procurar sempre oferecer conteúdos de qualidade ao seu público. 

Enfim… Esperamos poder ter te ajudado de alguma maneira a melhorar a sua estratégia para obtenção de melhores lucros.

E se conteúdo foi útil para você, não deixe de curtir e compartilhar com seus amigos. Nos esforçamos bastante para produção deste artigo e pedimos a sua ajuda para poder divulga-lo.

Podemos contar com você?

Aproveite também e nos diga o que você achou dessas dicas deixando o seu comentário logo abaixo, alguma sugestão de conteúdo, dúvida, estamos aqui para lhe ouvir!

Fique com Deus, um forte abraço e sucesso!

O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade – Winston Churchill

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *